Você é uma Pessoa Tóxica?

Você já parou para perceber ou se perguntar se é uma pessoa tóxica? Ou até mesmo se você convive com pessoas tóxicas?  Ao contrário do que muita gente pensa, estamos cercados de mais pessoas tóxicas do que as que pessoas que torcem por nós.

Pessoas tóxicas são pessoas que quando terminamos de conversar, parece que deixa uma carga negativa no ambiente e até mesmo na gente. São pessimistas, manipuladoras, sempre acham que são donas da verdade, estão sempre apontando críticas, não medem palavras para nos machucar e no final ainda diz: “EU NÃO FALEI NADA DEMAIS!”.
Imagem da internet
Essas pessoas fazem com que você pense que o exagero é sempre seu, que você é muito sensível, que naturalmente interpreta as coisas de forma deturpada.  

E se de fato é você que sempre está buscando melhoria, procurando para conversar, de fato ela é sim uma pessoa tóxica. E geralmente essas pessoas só mudam quando elas estão dispostas a mudar. E não quando você tenta pontuar que elas precisam de mudanças. A única saída? Se afastar delas. Até mesmo para que a sua saúde física e mental mantenha saudável.

Eu mesma já passei por situações que eu sabia que eu tinha razão e no final eu acabava pedindo perdão para a pessoa.  Como pode? Não que seja errado pedir perdão, mas tem que ser feito quando há necessidade.

Por muitas vezes fui chamada por pessoas que eu considerava amigas de sentimental. E na verdade o que eu estava fazendo era cobrando postura de amigos da parte deles. Quantas foram as vezes que eu celebrei alguma conquista e do nada a pessoa estava me dizendo que já tinha conquistado tal coisa há mais tempo, ou até mesmo já recebi críticas por conta das minhas roupas sem que ela soubesse das minhas condições financeiras.

Como todo ser humano lotado de falhas, eu já agi de forma tóxica com as pessoas, mas busquei melhoria, principalmente quando foram pontuadas à mim.  Por que sim, somos falhos.  Eu acredito que você também já tenha agido desta forma. E para lhe ajudar na saber se você é, age, agiu ou convive com pessoas tóxicas, responda essas perguntas:
  •  Quando alguém lhe conta que tem o sonho de adquirir algo que naturalmente é difícil de conquistar, qual a sua resposta? Motiva, ou diz que é algo impossível e que até o exato momento ninguém conseguiu alcançar?
  • Quando você está com raiva ou incomodada com alguém, você tem a mania de perguntar se a pessoa em questão tem algum problema com você?
  •   Reconhece que você tem o hábito de mentir, ou convive com gente assim?
  •   Já te falaram que você é manipulador (a)?
  •  Já disse a seguinte frase: “escolha, ou eu ou fulano”?
  • Tem dificuldades de pedir desculpas, logo prefere dizer que não faz sentido discutir?
  •  Sempre que alguém lhe conta alguma notícia boa, você faz questão contar a sua felicidade, considerando a sua alegria mais importante que a dos outros? 
  •    Você deixa as pessoas falando sozinhas (propositalmente), nos meios de comunicações, fazendo com que a pessoa lhe questione o porquê você parou de respondê-la, ou se fez alguma coisa que lhe magoou?
  •   Usa tom de voz grosseiro para perguntas simples e ao ser questionado sobre o tom de voz você diz: “EU SÓ LHE FIZ UMA PERGUNTA”?
  • Toca na ferida de alguma pessoa APENAS para não ter que discutir sobre algum assunto?
Se você faz isso, ou já fez certamente você é ou já teve atitudes tóxicas. A única mudança? Buscar melhoria antes que as pessoas comecem a se afastar de você. Errar todo mundo erra. O que vai nos diferir dos demais é a nossa capacidade de buscar mudanças. Para melhor é claro .
Fica a dica! Vale a pena. G
rande beijo.

Um comentário: