Aceite! Obesidade é Doença e Pronto!


Ontem ao postar no meu Instagram um vídeo em que acabo chorando durante o meu treino na Academia New Gym Brasil Mangabeiras, sob a orientação do Personal Trainer Wagner Albergaria, muitas pessoas manifestaram positivamente à minha reação e me enviaram mensagens positivas para que eu não desistisse da batalha para emagrecer.

Após esta postagem, gravei um stories explicando que o motivo do choro foi por conta das limitações que a obesidade me causa. Até mesmo por ter que adaptar alguns exercícios até que venha um melhor condicionamento físico para exercê-los.
Imagem da internet
Foi aí que uma amiga me perguntou: “Amiga, me corrija se estiver errada, mas, você não é uma pessoa obesa – segundo os critérios da OMS. Ou é? Eu entendo o que você tá dizendo, mas, nem toda pessoa gorda é obesa e doença não é entendimento pessoal, é uma questão de CID, uai!”.

Para quem não sabe, o CID é a Classificação Internacional de Doenças E Problemas Relacionados a Saúde. Ela é publicada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, e tem por objetivo padronizar a codificação das doenças e outros problemas relacionados à saúde.

Informei a essa amiga que sim, eu estou obesa e que o CID da obesidade é o 10 E66.  Como ela disse que não parecia por causa das fotos, mandei uma foto de frente para ela (onde se concentra a minha maior porcentagem de gordura corporal), e postei a foto abaixo no feed do meu  Instagram.

Arquivo Pessoal
Quando viu a minha foto de frente (em breve postarei para vocês), ela não acreditou afinal, minhas fotos não demonstram tamanha protuberância. Expliquei que muito além do photoshop toda gordinha tem seus truques. Murchar a barriga é um deles rsrsrsr.

O que quero dizer para você neste post é que obesidade é doença e pronto. Contra fatos não há argumentos. Agora se aceitar gordinha é uma decisão sua. Ninguém tem nada  a ver com isso. Eu, Aline, não gosto do que vejo no espelho. E quero mudar.  Mudar para ter mais saúde, pra me sentir melhor.

E nada tem a ver com a falta de aceitação corporal ou ser contra o Body Positive (falaremos sobre isso na próxima semana). Se eu não me cuidar a próxima porta que abrirei é a da sala da hipertensão, diabetes e outras doenças.

Sendo assim, não vamos nos enganar: obesidade é doença e pode te matar. Tudo que é em excesso em nossa vida faz mal. Ser abaixo do peso ideal não é saudável e muito menos acima.

Gostou do post? Acompanhe meu emagrecimento também no Instagram, no Facebook e no Youtube. É so digitar Euexplussize, que você me acha lá.

Grande beijo!

0 comentários:

Postar um comentário