Bebê Com Gripe Ou Resfriado?

Tudo estava perfeitamente lindo até que veio o 1º espirro. Considerando que desde a hora do nascimento é comum o bebê espirrar, resolvi observar se a demanda aumentaria.  Como eu estava gripada, logo providenciei máscara de proteção. Usei achando que a hora que os espirros e tosse viessem evitaria passar gripe para Bella. Me enganei... Os espirros dela não só aumentaram como também vieram com melequinha.

E qual foi a minha primeira reação? Se você disse limpar se enganou. A 1ª coisa que fiz foi me culpar (sim, por que toda mãe se sente culpada por tudo que foge do seu controle), por ter “permitido” que minha filha gripasse. Antes mesmo de entrar em contato com a pediatra, recorri á minha rede de apoio – toda mãe deve ter uma rede de apoio. Acreditem!

Arquivo Pessoal
Percebi que nesta fase minha baby ficou mais manhosinha, querendo mais colo, mais peito... sim, por que peito também é sinônimo de segurança. Logo mamães, mantenham a paciência,. Ao questionar minhas colegas se já haviam passado por isso, eis a pergunta: - Aline é gripe ou resfriado?

Confesso que até então achava que tudo era a mesma coisa. E descobri que não, Apesar de ambos serem causados por vírus, em 70% dos casos, o resfriado é por causado pelo vírus rinovírus, enquanto a gripe é por influenza A e B.

Ambos são bastante contagiosos, sendo transmitidos até por gotículas de saliva. Estudos comprovam que a principal via de transmissão dos vírus do resfriado e da gripe é manual. A criança espirra sobre um brinquedo e, minutos depois, outra toca no lugar e leva a mão ao nariz ou à boca. Contágio feito.

Arquivo Pessoal
Resumindo os sintomas são bem parecidos, porém com a gripe eles se potencializam. Para que você entenda melhor anote aí: a gripe caracteriza-se por início súbito do quadro de febre, dores no corpo, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, coriza, fraqueza e pode durar em média uma semana. Já o resfriado, os sintomas começam aos poucos e duram menos tempo. Os mais comuns são coriza, espirros, tosse, pode ter febre e dores pelo corpo, porém as dores são mais leves e a febre mais baixa.

Algumas Providencias A Serem Tomadas Em Caso De Resfriado ou Gripe

- Como Bella é bebê ofereço sempre o peito para manter a hidratação – com quatro meses ele se alimenta e mata a sede exclusivamente no peito;

- Por orientação da pediatra lavo o nariz com 1ml de soro em cada narina e depois aspiro a melequinha com aparelho manual para bebê;

- Mantenha a casa sempre limpa e arejada - passe pano úmido ou aspirador de pó diariamente. As vassouras levantam poeira;

Retire tapetes, carpetes e bichos de pelúcia do quarto de seu filho;
- Não entulhe coisas em estantes, para evitar o acúmulo de poeira;
- Evite levar seu filho a locais fechados e com aglomerações, como shoppings e buffets;

Segundo a pediatra enquanto ela se alimenta bem, dorme bem e respira sem dificuldades é para eu manter o soro fisiológico. Fora isso, o correto é levar ao consultório.


Sendo assim fica a dica!


Um comentário: