Vícios Que Atrapalham sua RA

Sabe aquele mal estar de comer brigadeiro, bacon, chips, batata frita, hambúrguer, tomar sorvete e refrigerante? NUNCA TIVE!  Quero mandar um  beijo especial para os meus pais, por contribuírem para que eu tivesse uma infância completamente incorreta, por não me ensinarem a comer brócolis, couve flor e palitinhos de cenoura crua... Ao contrário, me encheram de porcarias, atendendo a todos os meus desejos... #Brincadeira. =)

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Uma vez, voltando da academia, chamei uma amiga (que também está em processo de emagrecimento) no zapzap para desabafar. Sei lá, buscar um apoio para justificar minha ultra vontade de comer chips (adooooroooo). 

Eu: Ei amiga, tá boa? Ta aí? Pode conversar?
Amiga: Oi amiga! Estou pode falar! Aconteceu alguma coisa?
Eu: Ai amiga! Estou saindo da academia agora e estou morrendo, só morrendo de vontade de comer chips. Você já sentiu isso? (se ela dissesse que sim, eu pararia na 1ª padaria na hora).
Amiga: Não, amiga!  Minha vontade é de tomar cerveja! Chips até que não! Porque meus pais não tinham o hábito de comprar essas besteiras para mim e minhas irmãs!

Silêncio profundo! Acabou a conversa! Afinal, era para minha amiga dizer que sentia a mesma vontade que eu! Mas não, ela não sentia!

Brincadeiras a parte, o motivo deste post é para relacionar algumas coisas que consumimos e achamos que não fazem mal algum a reeducação alimentar, bem como algumas que ingerimos  achando que são aliadas a dieta.

Lembrando que eu, Aline Teodoro, não sou nutricionista e o blog não tem por objetivo a ensinar ninguém a comer. Ao contrário, apenas relato todo o meu processo de emagrecimento, com o apoio da minha nutricionista e do meu marido que é educador físico.

Bom,  eu quero começar por alimentos que achamos que não tem problema algum em consumir, mas que, ALGUNS DELES, SÃO GRANDES VILÕES. Muitos deles são conhecidos como  CARBOIDRATOS SIMPLES. Antes de mais nada, vou explicar  o que são e quem são eles:

Os carboidratos simples, além de serem menos ricos em nutrientes, são  alimentos que possuem alto índice glicêmico. Ou seja, ao serem digeridos, são absorvidos pelas células mais rapidamente, fazendo com que a taxa de glicose suba de forma mais rápida, gerando um pico glicêmico. O que pode trazer diversos problemas, dentre eles o favorecimento do aumento de peso.
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  Conheça alguns deles ( e pasmem):

  • Arroz branco;
  • Biscoitos;
  • Pão branco;
  • Sorvete;
  • Batata;
  • Manga;
  • Banana;
  • Bolos;
  • Macarrão.
Daí você, assim como eu, você pensou neste momento: "Uai? agora não vou poder comer mais nada que seja considerado carboidrato simples. É isso?", Vai! Porém, em quantidades bem menores do que você tinha hábito de consumir antes. Eu, por exemplo, achava que banana poderia comer a vontade. Se eu sentisse fome fora do horário proposto pela nutri, eu enchia a cara de banana. Até descobrir que estava erradíssima  =( .

E para a nossa salvação, temos os CARBOIDRATOS COMPLEXOS, mais conhecidos  como os integrais. Eles além de serem mais ricos nutricionalmente, são absorvidos lentamente. O que gera um aumento gradual de glicemia. Para ficar mais claro, o alimento integral possui teores de minerais, vitaminas e alto teor de fibras. Ou seja, os nossos aliados na reeducação alimentar. 
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São alguns deles:

  • Arroz integral;
  • Grãos (milho e quinoa);
  • Farinhas integrais;
  • Sementes;
  • Ameixa;
  • Batata doce;
  • Brócolis.
Novamente você diz: "Ahhhh Nãoooooo!", eu digo "Ahhh Simmmm!". Se quisermos ter melhor qualidade de vida, temos que começar a entender e aceitar que algumas coisas MARAVILHOSAS nem sempre são as melhores opções. Não que o consumo do integral deve ser  descompensado. Não! Lembre-se que menos é mais, sempre!

Outra coisa: é importante verificar se de fato o alimento que você está consumindo , verdadeiramente é integral. Em um pacote de pão, por exemplo, nos  ingredientes, a informação "farinha integral", tem que vir antes de tudo. Isso significa que dentre os ingredientes, há mais concentração de farinha integral, pois a listagem vem de forma decrescente. Da maior quantidade de elementos para a menor.

E não pensem que escrevo esse post sem sentir a menor vontade de cosumir  carbo simples, porque sinto sim! Adoro porcarias! Mas..... Se eu quiser ter uma saúde melhor, uma gestação saudável (ainda não estou grávida), é assim que tenho que viver. E como diz uma conhecida: "Cadê o sorriso?".

Gente, quase todos os dias minha nutri fala que o que falta em mim é entender 100% que a mente também tem que ser trabalhada. E olha que minha mente já mudou bastante, hein!

Bom, é isso! Espero que tenham entendido a diferença desses alimentos. Porque eu ainda estou em processo de aprendizado. E olha que já estou na batalha há 1 ano e meio! Nunca é tarde para aprender.

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Um comentário:

  1. Também sinto muita vontade de comer chips, ainda mais na época de TPM... não tem pão integral que dê jeito!! Estraga minha dieta =/

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