Recentemente estava almoçando com uma amiga minha quando começamos a conversar sobre reeducação alimentar. Ela, apesar de não ser gordinha, se preocupa muito com alimentação saudável.  Na verdade, se todos, a começar de mim, se preocupassem com uma alimentação saudável, desde sempre, independentemente de estar acima do peso ou não, a obesidade seria algo remoto na vida das pessoas.

Na ocasião ela me mostrou uma foto e me disse que em um determinado final de semana havia feito um macarrão integral com um molho totalmente diferente de todos que ela já havia consumido na vida. Não era de tomate,  mostarda e muito menos de creme de leite. O tal molho era feito à base de cenoura e beterraba.

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Claro que na hora fiquei meio na dúvida. Afinal, o molho estava bem concentrado, chamativo e logo me fez pensar que ela havia misturado massa de tomate. Enfim, resolvi experimentar a tal receita em casa.

No fim de semana seguinte a nossa conversa, segui suas orientações e fiz o famoso molho. E para a minha surpresa, ele realmente  ficou bem concentrado, vermelho como o de tomate, e o melhor de tudo: o gosto não é carregado de cenoura e beterraba. Ao contrário, tem um leve sabor dos legumes em questão.

Sendo assim fica a dica para quem quer fazer um prato diferenciado. Gostou? Anote os ingredientes e assista o vídeo da receita logo abaixo.

Anote os ingredientes:
  • Água;
  • 2 beterrabas;
  • 2 cenouras.

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Arquivo Pessoal / Produção Sorriso Filmes

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Hoje eu quero deixar uma dica bem valiosa para os adeptos do suco verde/ Detox. Sabemos que todo alimento tem o seu prazo de validade. Alguns estragam na velocidade da luz.  Como a couve crua, por exemplo. Em conversa com minha nutricionista, recebi uma orientação muito legal. Uma tática infalível para a preservação da couve  para ser consumida ao longo do tempo sem perder o sabor e seus nutrientes.

No vídeo  abaixo você aprenderá de forma rápida e dinâmica o passo a passo do processo de conservação. Essa dica vale também para beterraba.

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Por: Erlinda Pereira

É verdinha, vistosa, nutritiva e também a queridinha de quem quer aliar beleza à saúde. Alguém aposta um palpite? Se você pensou na couve, acertou em cheio!

A couve promove a digestão regular, previne a constipação intestinal, anemia e reduz o açúcar no sangue. A hortaliça é indicada para quem busca manter uma dieta saudável e equilibrada. Isso porque ela é de fácil digestão. E uma xícara, por exemplo, possui apenas 36 calorias.

 Além disso, contém o Isotiocionato de Glucosinalato (ITC) que combate a formação de H. Phylori (Helicobaster Phylori), uma bactéria que atinge o estômago e pode levar ao câncer.

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Por ser anti-inflamatório e cicatrizante, a couve oferece uma variedade de vitaminas e minerais, além de favorecer a absolvição de outros nutrientes como o cálcio e magnésio, que são de extrema importância para a formação e funcionamento dos neurotransmissores.

Na couve, especificamente, o magnésio faz parte da clorofila, substância de coloração verde encontrada nas folha, e que tem o potencial de renovar as células do nosso organismo. Devido à alta concentração de cálcio, a couve também ajuda a prevenir a osteoporose.

Quanto mais se estuda mais benefícios são encontrados.

o   Pelo alto teor de fibra ajuda a reduzir o colesterol do organismo;

o   Vitamina K: ajuda a regular o processo anti-inflamatório do organismo. Também impede o acúmulo de cálcio nos tecidos, que pode levar a aterosclerose, doenças cardiovasculares e acidente cerebral.

o   Vitamina A: antioxidante eficaz  que aumenta a imunidade e mantém ossos e dentes saudáveis. Previne cálculos urinários e é essencial para os órgãos reprodutivos;

o   Vitamina C: Não é apenas um poderoso antioxidante, mas também reduz a pressão arterial, garante um sistema imunológico saudável e luta contra as doenças oculares relacionadas à idade, como catarata e degeneração macular.

Cardápios variados

A couve pode ser consumida de diversas formas: crua, refogada, no gelo e até mesmo como bebida. Quando o assunto é reeducação alimentar, é muito comum de se ver e ouvir receitas dos famosos sucos Detox, ou sucos desintoxicantes, se assim preferirem.   


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Eles ajudam a acelerar o metabolismo, eliminam as toxinas do organismo, agem como diuréticos, melhora o sistema imunológico, estimula o funcionamento do intestino, hidrata a pele, melhora o sono, estimula o desempenho da memória, além de aumentar a disposição.

Já experimentou fazer um? Então  anotem duas receitinhas para serem consumidas ainda em jejum.

Suco detox com couve, limão e hortelã

·         250 ml de água gelada;
·         1 folha de couve manteiga;
·         1 limão espremido;
·         Algumas folhas de hortelã.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e não precisa coar. O mesmo deve ser consumido dentro de três horas para não perder seus nutrientes

Suco detox com couve, cenoura, maça e limão

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·         250 ml de água gelada;
·         1 folha de couve manteiga;
·         1 limão espremido;
·         1/2 maçã;
·         1/3 de cenoura

 Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e não precisa coar. O mesmo deve ser consumido dentro de três horas para não perder seus nutrientes.

A partir do momento em que as pessoas reconhecerem que a obesidade é uma doença crônica que deve ser tratada, as coisas começarão a mudar. 


                              
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Obviamente, temos que considerar sim, o princípio da individualidade. Há pessoas que são e estão acima do peso devido a uma disfunção hormonal, emocional, outras por comerem demasiadamente e aquelas que carregam consigo fatores genéticos. 

O que eu quero dizer é que independente do motivo, obesidade ou estar acima do peso, não faz bem à saúde. Sou a favor sim, da qualidade de vida, e não faço apologia a magreza ou a obesidade.



Não consegue assistir o vídeo? Clique aqui!

Acredito que a felicidade está ligada na boa qualidade de vida. Celebro a minha mudança de vida. A boa alimentação e a atividade física. Não me arrependo!

Não quero discutir quem está certo ou errado. Respeito quem quer manter-se acima do peso ou estar abaixo do ideal. 

Celebre a Vida! Celebre a Saúde! 
Mais conhecida como abobrinha verde, a Abobrinha Italiana é rica em nutrientes, não possui gorduras, nem calorias. Seu conteúdo é moderado em fibras, o que previne a prisão de ventre. Seu alto teor de cálcio, contribui para o equilíbrio da formação de ossos resistentes, principalmente na idade de crescimento.
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Para quem está em fase de emagrecimento ou deseja dar início a este processo, ela é um excelente diurético, além de aumentar a sensação de saciedade, melhorar o funcionamento do intestino e, em média, 100 gramas dela, carregam pouquíssimas calorias.

Sem contar os inúmeros pratos que podem ser elaborados. Quer uma dica? Que tal uma lasanha?

Tome nota dos ingredientes:


  • Abobrinha;
  • Presunto de Peru;
  • Queijo Minas ou Muçarela;
  • Milho Verde;
  • Cebola;
  • Pimentão;
  • Alho;
  • Tomate;
  • Molho à base de cenoura e beterraba.


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Como já disse aqui a berinjela previne o câncer, é excelente para o coração, restringe a diabetes tipo 02 e é ótima para a saúde óssea. 

Agora que  você já está por dentro de seus benefícios, que tal aprender uma receitinha nova?

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